Data de 1897, ao que se supõe, a aparição do primeiro automóvel em Portugal.
O Dr. Tavares de Mello, pioneiro do automobilismo em Portugal, numa «biciclette à Petrole», veículo de quatro rodas, com dois lugares à frente e o condutor à retaguarda (1901) |
Eram uns veículos estranhos, incómodos, de grandes rodas e aros de metal, que faziam lembrar, por vezes uma aranha desajeitada, caminhando com velocidade inversamente proporcional ao ruído do seu motor, explosivo e fumegante.
O Dr. Tavares de Mello, acompanhado do mecânico francês Lucien Bernard, conquistou o Prémio El-Rei D. Carlos no Circuito das Beiras em 1903 |
Os primeiros carros chegados a Lisboa, quase todos de proveniência francesa, eram uma incógnita. As instruções que os acompanhavam nem sempre se revelaram suficientemente elucidativas, no que respeita ao modo de proceder, para os colocar a andar! E quando se adregava movimentá-los, custava, por vezes, imobilizá-los...
No alvorecer do século passado, o automobilismo já não suscitava estes problemas. Os carros tinham forma... de automóveis. E os pioneiros, alguma experiência...
Eram brinquedos caros, não estavam ao alcance de qualquer um. Não é de estranhar, pois que a introdução do automóvel no País se deva a figuras em destaque na vida portuguesa de então. A própria corte não ficou insensível ao advento do automobilismo.
O Infante D. Afonso, cuja alcunha era o "arreda", devido ao verbalizar, em altos gritos, essa palavra para os transeuntes se desviarem da sua viatura que era conduzida a altas velocidades... |
O Rei D. Carlos e o Infante D. Afonso foram, desde início, entusiastas adeptos da modalidade desportiva nascente. Foi assim que nasceu o Real Automóvel Clube de Portugal, em 15 de Abril de 1903, o Rei D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe figuravam, respectivamente, como presidente e vice-presidente honorários da colectividade e o Infante D. Afonso, como presidente perpétuo da Assembleia Geral. O primeiro emblema do R.A.C.P. foi desenhado pelo próprio Rei.
Em pleno Carnaval, um carro engalanado no Corso da Avenida. Os chapéus constítuiam então um alvo tentador durante a batalha das flores... |
Em 1907, o Dr. Tavares de Melo veio de Paris a Coimbra (1 801 Km) em automóvel, gastando no percurso 77 horas e 29 minutos, à média horária de 23,240 k.p.h., realizando-se assim a primeira prova de fundo, por portugueses.
No ano de 1907, realizou-se um "raid" hípico através do País. Este é o carro dos repórteres do jornal que organizou a prova |
Uma das medidas que mais interessava os automobilistas daquela época era a redução do preço do transporte de automóveis... em comboios. Com efeito, o mau estado das estradas não lhes permitia viajar por onde queriam. Neste sentido, o caminho de ferro era chamado a servir de elemento de ligação.
Sobre duas barcas, assim se conduzia um carro para atravessar o rio, em Vila Franca de Xira |
Foram assim, os primeiros passos do automobilismo, no nosso País. Desde então, tudo se passou vertiginosamente...
Coordenação: marr
Muitos parabéns pela iniciativa. Penso ser um fã e de futuro também comentar quando for o caso.
ResponderEliminarSobre os primórdios do automóvel em Portugal, penso que convinha salientar o primeiro carro registado ( e penso que o primeiro que circulou). Era um Panhard-Levassor, modelo de 1893, comprado em França usado e importado em 1895. Felizmente encontra-se completamente restaurado e original na Delegação do ACP do Norte ( Porto).
Cumprimentos e boas curvas que "furos" naquela ocasião não havia por os pneus serem de bandagem
Rui Brito da Fonseca.