domingo, 5 de maio de 2013

Fonte Monumental de Lisboa

FONTE LUMINOSA
Postal ilustrado (Colecção particular)
Com a construção da Fonte Monumental, vulgarmente conhecida por «Fonte Luminosa», não só se pretende comemorar a chegada à Capital das águas do canal do Tejo, mas traduzir também como um grande agradecimento espiritualizado das populações beneficiadas durante o seu percurso através das extensas planícies fertilizadas.
Postal ilustrado (Colecção particular










Maqueta da fonte monumental (Colecção particular)

O arquitecto Carlos Rebelo de Andrade foi o autor do projecto, iniciado em 1939, que se situa no topo leste da Alameda de D. Afonso Henrique em Lisboa, tendo sido construída pela Câmara Municipal.


(Colecção particular)
(Colecção particular)
A fonte é constituída fundamentalmente por uma grande parede de cantaria simbolizando a grande represa do caudal do Tejo, da qual, por rasgamento aberto na sua espessura, brotam jorros de água em três cascatas que um grande lago recolhe. A parede reveste o declive da esplanada - miradouro aberto  14,5 metros acima do plano onde se estende a alameda e é flanqueado por dois corpos salientes onde se abrem os portões que lhes dão ingresso, encimados por dois painéis de cerâmica em baixo relevo. Do seio das águas do lago surgem motivos escultóricos de excepcional beleza decorativa enriquecendo o conjunto monumental; um grupo alegórico de bronze representa o Tejo a cavalgar um centauro marinho que é conduzido por golfinhos assistidos pelas ninfas - as tágides de Camões. 

Os grupos alegóricos são da autoria dos artistas Jorge Barradas, Maximiano Alves e Diogo de Macedo.
Postal ilustrado (Colecção particular)
As obras de construção da fonte iniciaram-se em 1939, tendo sofrido diversos atrasos, principalmente na entrega dos grupos escultóricos por parte dos respectivos artistas. Tendo finalmente sido inaugurada com grande brilhantismo e admiração pela sua beleza e pelos seus jogos de água e luzes, no dia 28 de Maio de 1948.
Postal ilustrado (Colecção particular)















Coorden. e ilustrações: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário