quinta-feira, 13 de junho de 2013

Thilo Krassman

PEQUENO APONTAMENTO BIOGRÁFICO EM FORMA DE HOMENAGEM


George Thilo Krassman, natural de Bremen na Alemanha, nasceu no dia 16 de Abril de 1933, tinha dez anos quando a guerra desencadeada pelo seu País começou a afligir verdadeiramente toda a população alemã. Frequentou durante o ano de 1944 nada menos do que oito escolas, os professores partiam a reforçar as linhas defensivas, e os edifícios iam sofrendo uma destruição implacável com os bombardeamentos constantes.

Filho de um professor de música, Thilo viveu então aos cuidados de uma tia, e com ela aprendeu, à falta de professores, os rudimentos da língua alemã, da história, da geografia, das ciências naturais, etc.

Já então, porém, a música dominava todas as suas preocupações. Após a capitulação e a ocupação, Thilo não quis frequentar escolas, a não ser a de música. Matriculou-se no famosos Conservatório de Acordeões Honner e aqui, sob a orientação de seu pai, galgou rapidamente a escada do êxito.

Decorria o ano de 1957, quando a fábrica Honner enviou-o a Portugal como professor de acordeão, sem saber uma única palavra de português  tendo então começado a dar aulas na casa Machado Gouveia. Os primeiros tempos correm difíceis, poucas pessoas, por essa altura, dominavam o alemão - e era impossível tentar fazer amizades sem conhecer ninguém, sem dominar o português. Thilo conhece, nessa altura, uma sua compatriota - e casa-se com ela... É uma pausa na música consentida pelo amor, mas uma pausa somente, porque, para «desenrascar» a falta de um contrabaixo, Hélder Martins chama Thilo Krassman para o seu conjunto... e com ele parte para uma temporada em Moçambique.


No regresso, em 1962, forma o seu próprio conjunto - o «Thilo's Combo» (conjunto de Thilo à inglesa...» e é chamado para inaugurar uma nova boite, a "Ronda". A partir de então, Thilo ignora o que significa descanso. Para ele, a música não acaba senão às primeiras horas da manhã, e pela tarde, quando se levanta, tem de ir tratar de discos, novos números, orquestrações, acompanhar artistas em espectáculos especiais, ou em "matinés" dançantes em Faculdades, Associações, etc.

As suas deslocações sucedem-se- Ele e o seu conjunto estiveram no Ultramar, em Marrocos e nas principais cidades do País. Marcaram presença nas Queimas das Fitas de Coimbra e do Porto e apresentavam-se com frequência na Televisão.

Durante muito tempo, o conjunto de Thilo contou com a colaboração de Rueda, mas a sua substituição acabou por vir a beneficiar o conjunto com a entrada de um elemento destacado da «pop-music» em Inglaterra, onde conviveu com os Rolling Stone e com Adamo: Tony Bastos.


Thilo, entretanto, consagra-se como um dos orquestradores de sentido mais moderno que Portugal já encontrou, tendo executado a orquestração de diversas composições que representaram Portugal no Festival Eurovisão da Canção nos anos de: 1976, 1978, 1979, 1994, 1995 e 1997.

No ano de 1970 funda, conjuntamente com Vítor Mamede e Nicolau Breyner, a empresa «Edipim» de produção de conteúdos televisivos que iria durar até 2004. Em Junho de 1996 foi condecorado pelo Presidente da República.

O Compositor e Maestro defendeu sempre os valores e a música portuguesa, tendo falecido em Portimão, vítima de doença prolongada, no dia 11 de Março de 2004. 

Na Abrunheira, local dos estúdios da «Edipim» ,onde foi gravada a primeira telenovela portuguesa "Vila Faia", encontra-se uma rua com o seu nome. 

CONJUNTO THILO'S  COMBO - 1967
Da esquerda para a direita: Thilo Krassman, o baixo, o acordeonista, o homem do vibrafone e do piano;
António Igrejas de Bastos (ou simplesmente Tony Bastos) o bateria; José Luís Simões, o mago da guitarra;
Vitór Santos, saxofone, tenor e alto, flauta e clarinete; e Jorge Pinto o organista. Vocalistas: Thilo, Tony
Bastos e Jorge Pinto
Pesquisa e coordenação de diversos textos e imagens*: marr
* A principal fonte, entre outras: Revista "Plateia" de Janeiro de
   de 1967 (Colecção particular) 

Sem comentários:

Enviar um comentário