quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Foi notícia em Dezembro de 1964...

O MELHOR POLÍCIA SINALEIRO DE LISBOA

Colecção particular


Colecção particular
Toda a gente o conhecia. Geralmente encontrava-se no cruzamento da Rua Tomás Ribeiro com a a Avenida Fontes Pereira de Melo. Tornou-se numa figura popular devido ao seu estilo e gestos próprios de um perfeito profissional. Era um verdadeiro espectáculo poder observa-lo a orientar o tráfego  gestos e passo elegantes, quando ele entrava de serviço os "engarrafamentos de trânsito" terminavam... tudo fluía naturalmente, tudo se movimentava ao seu redor, e ele ali no meio do cruzamento não parava, era realmente extraordinário! E sempre que passava de carro e o cumprimentava, ele fazia a continência sorrindo...

Colecção particular

Chamava-se Júlio Serra Inácio: "é sinaleiro há meia dúzia de anos, (escreve o repórter) metade de Lisboa o vê todos os dias. Muitos cumprimentam-no. Ele retribui com a continência característica, acompanhada de um sorriso largo, sem interromper os seus gestos de comando."

Colecção particular
"O Sr. Serras Inácio também é automobilista e, como não podia deixar de ser, peão. Por isso conhece bem os problemas de cada um destes grupos e, como era de prever, atribui culpas a todos, igualmente divididas, que é para nenhum se salientar."

Adicionar legenda
"O sinaleiro está condicionado por várias circunstância, o automobilista tem sempre demasiada pressa e o peão muito de inconsciência. Diz ele. «Torna-se urgente que todos se compenetrem dos seus deveres. O que conduz tem de respeitar a prioridade do peão nas passadeiras e este tem de se convencer a atravessar unicamente por ela e não por qualquer lado, consoante lhe apetecer...»"

Coordenação: marr

Sem comentários:

Enviar um comentário