Teve que se fazer uma grande remodelação da antiga loja, demolindo a sobre-loja e engrandecendo o espaço até à máxima ampliação, para assim nascer o Grande Café Nacional, na Rua 1.º de Dezembro, esquina sul da Calçada do Carmo.
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Esquina da Rua 1.º de Dezembro com a Calçado do Carmo (colecção particular) |
Mas damos a palavra aos jornalistas da época, 1924:
" nas paredes predominam os arcos e este partido majestoso foi adoptado também nas entradas, que tem portas duplas e que são igualmente arcos envolvidos. Os das paredes são interrompidos por "seguintes", que se desenvolvem em toda a extensão e seguimento parietal. Não há, pois, monotonia de linhas: Dá-se o contraste das curvas dos arcos com a composição das rectas do tecto, o qual fica a sete metros do chão"
"Toda a modulação decorativa - motivada em cardos e em folhas de carvalho - tem uma patine bronzeada e a estrutura geral do tecto, continente dessa decoração, é sustida por dois pilares e mísulas que ostentam escudos das principais cidades portuguesas. Os fundos das paredes são revestidos por painéis de azulejo, emoldurados nos referidos arcos envolvidos e encimados por "cartouches" decoradas com esferas armilares - insígnias dos estilos nacionais. Esses painéis, a azul e branco, devem-se à arte de Jorge Colaço e são em número de oito, representando Trás-os-Montes, por um pelourinho dos mais nobremente antigos; o Minho pelo castelo de Guimarães; o Douro, por um trecho do rio sob a ponte D. Maria Pia; a Beira Alta, pelo parque do Fontelo; a Beira Baixa por um pedaço da grande lagoa da Serra da Estrela; a Estremadura, por um fundo azul do Tejo em que se ergue a Torre de Belém; o Alentejo, pelo templo de Diana e o Algarve pelo promontório de Sagres."
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Interior do café com o respectivo pessoal (Colecção particular) |
" A parte inferior das paredes é forrada por um lambri de mármore brunido, de um belo tom castanho claro, esculpido em cordame náutico. Os tons da pintura foram escolhidos entre os claros - alaranjado e lilás - o que aproveita a máxima reflexão de luz e harmoniza perfeitamente com o azul e branco dos azulejos. A iluminação nocturna é constituída por 22 "plafonniers" e 8 candeeiros triplos. Colocados nas pilastras, sob as mísulas."
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Outro aspecto do majestoso Nacional (Colecção particular) |
"As fachadas do café, são todas de pedra branca. A que olha para a Rua 1.º de Dezembro tem sobre as partes reentrantes os escudos citadinos de Lisboa e Porto, em magníficos relevos. É rasgada por três portas monumentais, com arcos duplos envolvidos. A que dá para a Calçada do Carmo tem esculpido o escudo de Coimbra e é rasgada por dois janelões emoldurados igualmente em arcos envolvidos. Tanto as portas como os janelões são em ferro forjado, trabalhado artisticamente, com "panneaux" de vitrais e com rosáceas que abrem, estabelecendo uma franquíssima e sempre renovada ventilação. A cor dominante dos vitrais é o amarelo- dourado que, com detalhes de azul e de vermelho, dá um equilíbrio suavíssimo à forte luz do ambiente."
"No cimo exterior da esquina vai colocar-se brevemente um candelabro artístico em bronze, de quatro faces envidraçadas de arestas chanfradas e decorado com motivos iguais aos da ornamentação interior". (1)
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Arquitecto Deolindo Vieira (Colecção particular) |
Toda esta obra artística deve-se ao Arquitecto Deolindo Vieira que foi coadjuvado pelo Mestre de construção civil António de Carvalho.
O Grande Café Nacional foi destinado, nessa altura, a ser um estabelecimento aparte do seu género, sendo frequentado por senhoras e grupos familiares que ali iam ouvir o quarteto musical que foi organizado pelo professor José Henriques dos Santos e todos os dias, à tarde e à noite, executavam diversos programas de concerto.
Em toda a extensão do estabelecimento foi cavado um amplo subterrâneo que funcionava como cervejaria e que além da comunicação interior, tinha outra particular pela Calçada do Carmo.
O salão de Bilhares, que também era pertença do Grande Café Nacional, encontrava-se num grande espaço, no prédio contíguo, que tinha os números 47 a 53 da Rua 1.º de Dezembro.
(1) Aonde terão ido para os painéis de azulejos e a restante decoração?
Coordenação do texto e imagens: marr