quarta-feira, 23 de abril de 2014

Metropolitano de Lisboa


Desde o inicio das obras do metropolitano que se romperam largas e profundas valas, transformaram a fisionomia da Avenida da Liberdade e de outras artérias da capital por onde máquinas e homens passaram abrindo caminho ao metropolitano.
" romperam larga e profundas valas"  (Av. Almirante Reis)


"transformaram a fisionomia da Av. da Liberdade"






















Marquês de Pombal



















"primeira fase com cerca de 7 km."
Aquela primeira fase(1), com cerca de 7 quilómetros, fazia parte de uma rede mais vasta, com cerca de 40 quilómetros de extensão, integrada no “plano geral de coordenação dos transportes urbanos e suburbanos”, através do qual se iriam resolver as dificuldades com que se lutava em Lisboa no âmbito da circulação e dos transportes pelas ruas da cidade.

"as estações que eram em número de onze"














As estações que eram em número de onze, distribuíam-se ao longo das linhas, a distâncias médias na ordem dos 650 metros; a iluminação era feita com armaduras fluorescentes, existindo ainda as de socorro que entravam em funcionamento no caso de interrupção da corrente


"a iluminação era feita com armaduras fluorescentes"















A circulação do público era fácil e onde se tornou conveniente separar correntes de sentidos diferentes aí se encontravam simples grades divisórias, dotadas de escadas que davam acesso aos átrios dos cais.

"amplos átrios acolhiam os passageiros"
Com excepção da estação da Rotunda, que tinha 70 metros, as outras foram construídas com o comprimento de 40 metros, correspondente a uma composição de duas carruagens, de 200 passageiros cada. Não se passava directamente da superfície para os cais, amplos átrios acolhiam os passageiros que procuravam este meio de transporte; aí encontravam não só os esclarecimentos necessários sobre a rede do Metropolitano e suas ligações com os transportes de superfície, como se poderia também adquirir jornais, tabacos, telefonar, etc.

"através de escadas, que eram fixas"



"adoptaram-se sistemas mecânicos"













Os acessos às estações faziam-se através de escadas, que eram fixas, no caso quase geral das pouco profundas e quando os cais se situavam a desníveis superiores a 9 metros, em relação à superfície da rua, adoptaram-se sistemas mecânicos de acesso, como aconteceu na estação do Parque.

"carruagens inteiramente metálicas"















As carruagens eram inteiramente metálicas com assentos revestidos de material plástico e portas de correr de funcionamento automático; o sistema de tarifas era o de bilhete único e a sua venda fazia-se nos átrios.

"assentos revestidos de material plástico e portas de correr
de funcionamento automático"


"sistema de ventilação forçado"
Existiu a preocupação constante de manter o interior das estações e restantes galerias com um ambiente fresco e bem arejado, para maior comodidade do público. Para o efeito, recorreu-se a um sistema de ventilação forçado, constituído essencialmente, por oito ventiladores, todos 
tele comandados, o que assegurava, numa hora, a dupla renovação integral do ar das galerias.

O Presidente da República Almirante Américo Tomás
no dia da inauguração do Metropolitano de Lisboa

 (1)   Inaugurado no dia 29 de Dezembro de 1959  

  Coorden. do texto e ilustrações da colecção particular de :marr




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